segunda-feira, 30 de junho de 2008
JULHO ESTÁ AÍ...
Atualmente, o dia 9 de julho que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como o maior movimento cívico de sua história.
domingo, 29 de junho de 2008
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Salmos Capítulo : 23
1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
quinta-feira, 26 de junho de 2008
ORAÇÃO DA MANHÃ
Senhor, no início deste dia, venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente; ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim, sintam a tua presença.
Senhor, reveste-me de tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu te revele a todos.
Amém.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Acompanhe a oscilação das águas, perceba a tranquilidade da corrente e se encante com a paz que elas trazem. Faça delas sua fonte de desejos e envie seus pedidos para que os realize. As águas são filtros e limpam todas as impurezas impregnadas na mente e na alma do homem. Deixe-mo-nos ungir por este mágico e inebriante líquido.
Cidissima
terça-feira, 24 de junho de 2008
segunda-feira, 23 de junho de 2008
domingo, 22 de junho de 2008
*Conto de Fadas para Mulheres do Século 21*
Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa,independente e
cheia
de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o
maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades
ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e
disse:
- Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má
lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo
teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e
poderemos casar
e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar
conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas,
criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre...
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas
de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa
sorria e pensava: Nem fudendo!!!
(Luís Fernando Veríssimo).
sábado, 21 de junho de 2008
CAPUCCINO
ALZHEIMER

A doença de Alzheimer (DA) pronuncia-se (AU-ZAI-MER) é uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando:diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e alterações comportamentais.
Definida por muitos como "mal do século", "peste negra", "epidemia silenciosa" etc. a DA é ainda pouco conhecida em nosso meio e tem efeito devastador sobre a família e o doente.
Tida como uma doença rara, conhecida erroneamente como "esclerose" pela população em geral, a doença de Alzheimer representa para a comunidade sério ônus social e econômico.
A DA pode manifestar-se já a partir dos 40 anos de idade, sendo que a partir dos 60 sua incidência se intensifica de forma exponencial. Existem relatos não documentados de DA aos 28 anos de idade.
A doença de Alzheimer (DA) pronuncia-se (AU-ZAI-MER) é uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando:diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e alterações comportamentais.
Definida por muitos como "mal do século", "peste negra", "epidemia silenciosa" etc. a DA é ainda pouco conhecida em nosso meio e tem efeito devastador sobre a família e o doente.
Tida como uma doença rara, conhecida erroneamente como "esclerose" pela população em geral, a doença de Alzheimer representa para a comunidade sério ônus social e econômico.
A DA pode manifestar-se já a partir dos 40 anos de idade, sendo que a partir dos 60 sua incidência se intensifica de forma exponencial. Existem relatos não documentados de DA aos 28 anos de idade.
Os sintomas mais comuns são: perda gradual da memória, declínio no desempenho para tarefas cotidianas, diminuição do senso crítico, desorientação têmporo-espacial, mudança na personalidade, dificuldade no aprendizado e dificuldades na área da comunicação.
O grau de comprometimento varia de paciente para paciente e também de acordo com o tempo de evolução da doença.
Na fase final o paciente torna-se totalmente dependente de cuidados.
CERVEJA

CERVEJA BEBIDA DO BEM
Malte, cevada, lúpulo e água. Com esses ingredientes principais e um processo complexo de produção, a cerveja é hoje a terceira bebida mais consumida em todo o mundo, atrás apenas do café e do leite. Se ingerida com moderação, a cerveja não apresenta nenhum mal para a saúde. Com 90% de água, a bebida hidrata o corpo. E com apenas três a cinco graus de álcool, como as do tipo pilsen, a cerveja reativa o metabolismo. Além disso, é rica em vitaminas, carboidratos, proteínas e aminoácidos.
Outra preocupação é a cerveja na dieta. Cerveja engorda? É exagero quando se associa 80 calorias de um copo de 200 ml com a formação de barriga. Os acompanhamentos gordurosos é que engordam. É claro que, se tomar grandes quantidades diárias, fica impossível evitar a "barriguinha".
SANTO ANTONIO
quinta-feira, 19 de junho de 2008
CAPITU MACHADO DE ASSIS

Capitu, ao longo dos anos, tem desafiado a crítica com seu
enigma, sutilmente criado por Machado de Assis. Até hoje, ainda devora quantos tentam decifrá-la, pairando a dúvida: Capita traiu ou não traiu Bentinho? A pergunta continua sem resposta, pois a versão que temos para julgá-la nos é dada por um narrador suspeito - um marido envenenado pelo ciúme e de imaginação bastante fértil, como revelam muitas passagens do livro. Por outro lado, revelando um dos traços mais marcantes da psicologia feminina - a capacidade de dissimu1ação de que é dotada a mulher, Capitu, com seus “olhos de ressaca” e de “cigana oblíqua e dissimulada”, contribui ainda mais para fortalecer a dúvida: ela sabe sair-se bem de situações difíceis - ela sabe dissimular, como no episódio do penteado e da inscrição no muro.
Inteligente, prática, personalidade forte e marcante (ela era muito mais
mulher do que Bentinho, homem), Capitu acaba se tomando a dona do
romance: forma, inicialmente, com o narrador, um “duo terníssimo” e,
depois, possa a constituir o centro do drama do protagonista masculino, com a entrada em cena de Escobar (“trio") e de Ezequiel (“quattuor”).
No final, acusada pelo marido enciumado, revela-se nobre e altiva ao não responder as acusações. O seu silêncio confere a ela grandeza e contribui mais ainda para acentuar a dúvida que paira sobre seu adultério.
terça-feira, 17 de junho de 2008
domingo, 15 de junho de 2008
sexta-feira, 6 de junho de 2008
DIEGO VELASQUEZ
Um dos maiores nomes da pintura universal, Velázquez distinguiu-se não só pelo domínio da técnica como pelo humanismo, que envolve cDiego Rodríguez de Silva Velázquez, filho de um fidalgo de origem portuguesa, foi batizado em Sevilha, Espanha, em 6 de junho de 1599. Sua aptidão para a pintura se manifestou muito cedo e ele teve como mestres Francisco Herrera o Velho e, depois, Francisco Pacheco, de quem mais tarde se tornou genro. A principal fonte de informações sobre os primeiros anos de sua carreira é a obra Arte de la pintura (Arte da pintura), que Pacheco publicou em 1649.om uma aura de nobreza e dignidade todos os personagens que retratou
quinta-feira, 5 de junho de 2008
AMAZONAS

Eu não acredito mais em Papai Noel nem em Coelhinho da Páscoa. Eu cresci, Brasil... e não é qualquer história para boi dormir que me faz esquecer. Então, vai logo abrindo o jogo: o que tem na Amazônia de tão importante que todo mundo quer tomá-la de nós?
Não me vem com essa de "pulmão do mundo", de biodiversidade capaz de esconder curas e remédios milagrosos... não é por isso, não é SÓ por isso... há alguma coisa muito grande, muito importante, que só tem aqui na Amazônia e em nenhum outro lugar de mundo, que tá fazendo os EUA e a UE arrancar os cabelos e tentar tomar nossa floresta de qualquer jeito.
Brasil, você pode até não querer abrir o jogo... eu sei, há muito dinheiro envolvido. Inúmeras ONG's gringas invadiram nosso país, com a desculpa de proteger a Amazônia e ajudar a população da região, e estão manipulando os povos indígenas e fazendo da Amazônia um lugar cada vez mais sem Lei. De outro lado, os grandes madereiros, os grandes pecuaristas, as multi-nacionais, é tanta gente de olho...
Mas isso não é tudo. Há sim algo escondido, algo que desperta o interesse das grandes nações, algo estrategicamente importante com relação ao futuro, à economia, ao poder bélico.
Brasil, responde pra mim: será que estou criando mais uma teoria da conspiração? Será que aquele avião da Gol que caiu misteriosamente depois de chocar-se com um legacy, aquele avião que tinha entre seus passageiros alguns importantes cientistas do nosso país, que estavam todos em Manaus, trabalhando em uma pesquisa da qual ninguém fala... será que isso tem relação com teu grande segredo? Será que ele caiu mesmo ou foi simplesmente deletado a mando de alguém?
Confia em mim, Brasil, eu já cresci e aprendi a guardar segredos. Então, me conta: O QUE HÁ DE TÃO IMPORTANTE NO ABISMO AMAZÔNICO?
segunda-feira, 2 de junho de 2008
MUDANÇA ORTOGRÁFICA
RIO, 16 (AG) - O Parlamento português aprovou, hoje, o segundo protocolo modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, o que encerra décadas de discussão sobre a questão. Assim, Portugal se une a Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, que, em 2007, ratificaram o protocolo, o que já garantia a sua entrada em vigor.
No início deste ano, o Ministério da Educação no Brasil determinou que as obras inscritas no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) estejam em conformidade com as novas normas a partir de 2010. Já Portugal terá mais seis anos para se adaptar à nova maneira de escrever. O protocolo também abre caminho para a adesão do Timor Leste, que, no ano de 1990, em que foi assinado o primeiro protocolo, não era ainda um Estado soberano.
A discussão sobre o acordo dividiu a sociedade portuguesa: para muitos intelectuais, a adesão significa ceder a interesses do Brasil, onde está a maioria dos falantes de língua portuguesa no mundo. Outros consideram uma decisão estratégica em tempos de globalização. Segundo especialistas, as mudanças não são profundas. Com o acordo, o alfabeto passará a ter 26 letras, com a volta de “k”, “w” e “y”. Na gramática brasileira, as principais mudanças são a eliminação do trema, do acento nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas (como “idéia” e “heróico”), no hiato “oo” (de enjôo ou vôo) e nas formas verbais “crêem”, “lêem”, “dêem”. Em Portugal, serão suprimidas as consoantes mudas (de “acção” ou “director”) e o “h” inicial de palavras como “húmido”.
O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni, saudou com entusiasmo a notícia: — A Academia, cujos trabalhos de elaboração do acordo datam do início dos anos 70, prosseguidos na década de 80 por iniciativa do acadêmico e filólogo Antonio Houaiss, encara essa aprovação como um marco histórico. Inscreve-se, finalmente, a língua portuguesa no rol daquelas que conseguiram beneficiar-se há mais tempo da unificação de seu sistema de grafar, numa demonstração de consciência da política do idioma e de maturidade na defesa, difusão e ilustração da língua da lusofonia.
O filólogo e acadêmico Evanildo Bechara também elogiou a aprovação do acordo como demonstração do “alto grau de maturidade política alcançado pelos países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP)”. O texto, com as novas normas, será publicado no Diário da República (diário oficial português) nos próximos dias, e deve ser sancionado pelo presidente Cavaco Silva, que já se manifestou favoravelmente ao acordo.