sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia mundial da fotografia


19 de agosto

Fotografia é uma técnica de gravação de imagens por meios químicos, mecânicos (e mais recentemente, digitais), numa camada de material sensível à exposição luminosa.
A palavra fotografia tem origem nos radicais gregos phótos (luz) e graphis (estilo, pincel) ou graphê (desenhar).
O surgimento da fotografia foi possível, inicialmente, através da técnica da câmera escura: a luz refletida por um objeto projeta sua imagem no interior de uma câmera escura, que contenha um orifício para a entrada dos raios luminosos.
Leonardo Da Vinci e outros artistas do século 16 utilizaram esse princípio para facilitar o esboço de suas pinturas.
Em segundo lugar, a fotossensibilidade - alguns compostos químicos que se alteram quando expostos à luz - permitiram a gravação de imagens.
Esse princípio surgiu no século 18, mas faltava descobrir um material sensível à luz que pudesse substituir o pergaminho.
Século XIX
Apesar de uma certa imprecisão em se dizer quem foi realmente o criador da fotografia, atribui-se à França os dois principais nomes ligados a este invento.
O francês Louis Daguèrre ficou conhecido como o "inventor" da fotografia, pois conseguiu registrar imagens em uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata e vapor de mercúrio.
Sua invenção foi batizada de daguerreótipo e apresentada no dia 19 de agosto de 1839 na Academia de Ciências da França, em Paris.
Porém, existem teorias de que foi Joseph Nicéphore Niépce, seu sócio nas pesquisas, quem fez a primeira fotografia verdadeira em 1826. Niépce morreu em 1833, antes de ver sua invenção aclamada.
Momentos
A primeira exposição de fotografias foi feita em 24 de junho de 1839, por Hippolyte Bayard - meses antes de Daguèrre mostrar suas fotos para a Academia e Ciências.
O inglês William Fox Talbot criou o negativo na metade do Século 19 e seu contemporâneo;
Joseph Petzval, reduziu o tempo de pose, em que a pessoa deveria ficar imóvel;
Em 1867, o físico francês Louis Ducos anunciou a fotografia colorida;
Por volta de 1880, o norte-americano George Eastman começou a popularizar a fotografia. Ele inventou a primeira câmera fotográfica portátil e o filme embalado em rolos. Com o slogan "Você aperta o botão e nós fazemos o resto" ele batizou a sua máquina portátil de Kodak. Atualmente, o mundo todo ainda observa a expansão da fotografia digital, que torna-se cada vez mais popular e acessível.
Entre os profissionais, o fotógrafo pode especializar-se em um tipo de trabalho, entre os mais diversos assuntos, como moda, fotojornalismo, paisagem, natureza, retrato, artístico, esportivo, automobilístico, aérea, de aventura, fotografia de objetos em estúdio, entre outros.


No dia mundial da fotografia, homenageio dois blogueiros que com o uso de suas máquinas fotográficas, captam a mais lindas imagens.

Tânia de CamargoRabiscos e Sentimentos


http://www.taniadecamargo.blogspot.com/


Rui PiresOlhar D´Ouro

http://www.lamegoimage.blogspot.com/