domingo, 20 de junho de 2010

Viana do Castelo

 

height=726

As Festas de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, estão consideradas como a romaria das romarias.

O culto remonta-se ao século XVIII e tem como traço marcante a devoção das pessoas ligadas à arte piscatória. Com esta festa, homenageiam e agradecem as graças recebidas nos momentos de angustia, aquelas tragédias que trazem as tempestades no mar, os naufrágios.

Muitos fatores concorrem para tornar atraentes estas festas, sendo o mais destacável: a sua riqueza etno-folclórica; pela inigualável gama dos seus trajes; a indiscutível arte dos seus pirotécnicos, que puseram todo o seu saber ao serviço de Viana.
Mordomia, Gigantones e Cabeçudos, Cortejos, Festa do Traje, Feira de Artesanato, Arraiais Minhotos, Tapetes Floridos, Procissão ao Mar, Cantares ao Desafio e três distintos Fogos de Artifício iluminam a cidade, o rio e o mar.

A festa do traje teve início no jardim público no ano de 1931.

A tarde de sábado é um momento ansiado pelos visitantes que querem ver o Cortejo Etnográfico. Dura cerca de três horas, reproduz as tradições e a cultura do Alto Minho de inícios e meados do século XX, mostrando os trajes tradicionais minhotos; onde a figura das noivas é muito importante, pois vão vestidas com os trajes tradicionais e ricamente ornamentadas com ouro e filigrana. Também se podem admirar os mais belos trajes de mordoma e lavradeira, vestidos por minhotas que ostentam ao peito autênticas obras de arte em ouro.

A romaria não pode ocorrer antes do dia quinze nem depois do dia vinte e cinco de agosto.

Foi no dia 20 de agosto do ano de 1968 que se fez pela primeira vez a Procissão da Senhora da Agonia ao mar. Um dos momentos altos da Festa é exactamente a procissão fluvial, com a imagem da Santa a passar no rio Lima. Zona onde também decorre o fogo de artifício. Ambos acontecimentos atraem muitos visitantes e turistas por serem de grande beleza e animação.

A festa continua… tocam as concertinas, rodopiam os "Gigantones e Cabeçudos" ao som dos bombos dos "Zés Pereiras", dançam as lavradeiras… A grandiosa "Serenata" de fogo de artifício ilumina toda a cidade, começando pela ponte de Gustave Eiffel, passando pelo Castelo de Santiago da Barra, até ao Templo-Monumento de Santa Luzia.

Viana do Castelo é cabeça de Distrito da Província do Minho, ao Norte de Portugal.