segunda-feira, 28 de junho de 2010

Titanic

Foi o maior transatlântico da sua época. Tinha 47 mil toneladas, e pertencia ao White Starline. Na sua primeira viagem, no dia 14 de abril de 1912, chocou-se com um iceberg, ao sul da Terra Nova, a caminho de Nova Iorque.
Havia a bordo 2224 passageiros e tripulantes, sendo que 1503 pereceram. A orquestra de bordo tocava, na ocasião de seu afundamento, o hino religioso "Mais perto de Ti, meu Deus". Seu afundamento durou 2 horas.
Uma comissão investigadora, designada pouco depois da tragédia, declarou que o barco do Capitão Lord, o "Californian", estava à vista do "Titanic", porém, não prestou socorro aos seus passageiros. O Capitão Lord afirmou até sua morte, em janeiro de 1962, que "seu barco se encontrava a 30 milhas de distância, pelo menos", do lugar da tragédia, e que o barco que os sobreviventes viram era um pesqueiro noruegues. Lord tinha 84 anos ao falecer. Lord disse à Comissão que o barco noruegues (o pessoal do barco), o "Sanson" viu os foguetes lançados do "Titanic" para pedir auxílio, porém, não o socorreu porque estava dedicado à pesca ilegal de focas. Acrescentou que, aparentemente, o "Sanson" estava vigiado pelas autoridades norte-americanas.