terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Chávena ou xícara



Uma chávena ou xícara é um pequeno recipiente em forma de taça com uma pega ou alça que a permite sustentar com o polegar e um ou dois dedos. Geralmente são feitas de cerâmica, porcelana principalmente, mas também se podem encontrar chávenas de vidro.
Destina-se a servir bebidas como
chá, café, leite, chocolate, entre outras, sendo que existem formatos e medidas apropriadas para cada tipo de bedida. Por exemplo, as chávenas de café são mais pequenas que as de chá. No entanto, não existe nenhum padrão estabelecido para essas medidas ou formatos. Tal não impede, contudo, que se utilizem também as chávenas como medidas para ingredientes em receitas culinárias.
A chávena costuma vir acompanhada do respectivo
pires formando um conjunto, que por sua vez pode fazer parte de um conjunto maior de várias chávenas, pires, bule, açucareiro, leiteira, etc., compondo assim um serviço de chá.
Habitualmente, as chávenas são decoradas com motivos (florais, sobretudo) tornando-as, em alguns casos, autênticas obras de
arte e objectos de colecção por apreciadores. Noutros casos, são estampadas com logótipos, funcionando como veículo de publicidade, ou outros desenhos para assinalar eventos, pessoas ou locais.


Cidissima