sábado, 26 de junho de 2010

Toy Story 3

 

height=288

Após uma confusão tamanha, Woody, Buzz e o restante dos brinquedos são levados para “viver” em uma creche quando Andy se prepara para a universidade.

Onze anos separaram Toy Story 2 de Toy Story 3. Apesar de mais uma década de distância, a qualidade da série continua em alto nível.

A Pixar mostra a cada filme sua busca por qualidade (diferente da DreamWorks), lançando apenas um filme por ano, trabalhando com paixão e dedicação em cada projeto. Em Toy Story 3 não foi diferente. Os realizadores do filme esperaram anos pelo roteiro certo, sem tentar forçar o lançamento do terceiro capítulo com uma trama qualquer, apenas para aproveitar o sucesso da franquia.

Fazia tempo que não curtia tanto uma ida ao cinema como em Toy Story 3. É um filme que equilibra diferentes emoções com maturidade e perfeição. Não se trata apenas de uma boa aventura com bonecos falantes e piadas engraçadas. É um filme que traz sentimentos que tocam cada espectador, adulto ou criança. O filme mostra a ida de Andy a faculdade, enquanto os brinquedos, liderados por Woody, discutem qual serão os seus futuros. Seria o sotão ou o Lixo? Será que Andy se importa com seus antigos passatempos? Bem, tudo fica confuso para os brinquedos quando os mesmos vão parar em uma creche, a qual Woody frequentemente descreve como um terror para a turma.

A partir daí temos a introdução de vários personagens, com destaque para Lotso, um ursinho de pelúcia líder dos brinquedos da creche, que parece ser bem amigável (só parece) e Ken, o par da Barbie, que possui uma boa parte da dose cômica do filme. A partir daí temos um filme cheio de aventuras, uma dose surpreendente de suspense (carregadas por um bebê com uma cara um pouco assustadora), um Buzz Lightear em diferentes e divertidas versões, muita amizade e redenção, além do óbvio espetáculo visual.

O perfeito desenvolvimento dos personagens, e o equilíbrio milimétrico entre as centenas de brinquedos inclusos em Toy Story 3 comandam o ritmo do filme de forma brilhante. É a perfeição de Toy Story que me fez lembrar como era bom ser criança, e como é difícil deixar para trás um período tão importante de nossas vidas. E aqui, os brinquedos têm uma missão importantíssima: garantir que o crescimento de seus donos seja divertido e bem aproveitado. O exemplo de amizade dada pela turma de Woody e Buzz é bonito e inspirador.

O último capítulo da série Toy Story fecha com chave de ouro uma das melhores sagas da história do cinema. Desde já, Toy Story 3, assim como seus antecessores, é um clássico moderno. E o melhor filme de 2010 até o momento.