sexta-feira, 18 de junho de 2010

Uma notável atriz

  

height=421

Mary Louise Streep nasceu em Nova Jersey, em 22 de junho de 1949. Estudou arte dramática, música e ópera na universidade de Yale. 
Estreou no cinema em 1977 no filme Julia, de Fred Zinnemann e já em 1978 ganhava o Emmy por sua participação na minissérie Holocausto.
É a atriz que mais foi indicada ao Oscar, 16 vezes, das quais venceu duas. Foi indicada 25 vezes ao Golden Globe e ganhou sete estatuetas. No total, por enquanto, recebeu 84 prêmios e outras 90 indicações.
Meryl é uma das melhores atrizes da história do cinema.

Alguns de seus filmes

 O Franco Atirador (três amigos de uma pequena cidade vão lutar no Vietnan, onde sofrem os mais terríveis traumas, inclusive a tortura, com a sessão de roleta russa mais tensa do cinema. de volta à casa, terão que lidar com as cicatrizes da guerra. Meryl se destacou como a pensativa e sofrida namorada de Christopher Walken - ganhador do Oscar de coadjuvante -, pela qual Robert De Niro também está interessado e que saiu de casa, por conta da violência do pai. Meryl recebeu sua primeira indicação ao Oscar, como coadjuvante e conheceu seu marido John Cazale. o filme ganhou cinco Oscars, incluindo filme e direção)


 Kramer vs. Kramer (Meryl é a esposa do publicitário Dustin Hoffman, que só pensa em trabalho e não dá atenção à ela e ao filho. ela resolve sair de casa e o deixa com o menino. meses mais tarde, ela volta pedindo a guarda do filho. um belo drama, ganhador de 5 Oscars, de filme, direção, ator, roteiro e o primeiro Oscar de Meryl, como atriz coadjuvante)


 A Mulher do Tenente Francês (um engenhoso roteiro do grande Harold Pinter, contando a história de um romance na Inglaterra vitoriana, de um aristocrata - Jeremy Irons -, que abandona a noiva, para ficar com uma jovem discriminada pela sociedade. enquanto, em paralelo, nos dias atuais, dois atores interpretam os mesmos personagens, num filme e vivem também um romance proibido. primeira indicação de Meryl ao Oscar, como atriz principal)


 Amor à Primeira Vista (durante as compras de natal, Robert De Niro e Meryl Streep se esbarram numa loja. meses depois, se encontram no trem. embora casados, começam a se encontrar e a amizade se transforma em amor. apesar de um roteiro e direção burocráticos, o carisma e a química dos atores salva o filme. Meryl ganhou um David di Donatello por este papel)


 A Difícil Arte de Amar (Meryl é uma escritora de culinária de sucesso - já não vimos isso? - e Jack Nicholson é um colunista mulherengo. eles se casam, têm uma filha, porém ela descobre que ele teve um caso, enquanto ela esperava o segundo filho. ora, o que ela poderia esperar do Jack? um filme simpático, com direção de Mike Nichols e roteiro de Nora Ephron, baseado no seu livro)


 Lembranças de Hollywood (nesta comédia dramática, Meryl é uma atriz alcóolatra e viciada em drogas, que volta para casa da mãe - Shirley MacLaine -, uma ex-estrela de Hollywood. um delicioso duelo de interpretações, com roteiro de Carrie Fischer, baseado no seu livro auto-biográfico sobre sua relação com a mãe, Debbie Reynolds. mais uma indicação ao Oscar para Meryl)


 As Filhas de Marvin (depois de 17 anos longe de casa, Meryl volta porque seu filho adolescente - Leonardo DiCaprio ótimo - é um provável doador de medula para a tia, que não conhece - Diane Keaton - e está com leucemia. um drama familiar com diálogos cortantes, muita mágoa e grandes atores).