terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sêneca

 

Lucius Annaeus Sêneca, conhecido como Sêneca, o Jovem. Nasceu em Córdoba, Espanha, no ano 4 a .C., e morreu em Roma, Itália, no ano 65.

Foi um filósofo romano, político, orador e dramaturgo. Viveu na primeira fase do Império de Nero. Seu pai, Sêneca, o Velho, ficou famoso em Roma como professor de retórica.

Estudou oratória e foi introduzido à Filosofia na escola de Sextii, que misturava estoicismo com neo-pitagorenismo. Iniciou sua carreira política no ano 31 e passou a estudar leis. Foi condenado à morte por Calígula. Em 41, foi enviado para a Córsega, acusado de adultério. Na Córsega, estudou Ciências Naturais e Filosofia, escrevendo 3 tratados: "Consolationes".

Em 49, voltou para Roma. Tornou-se tutor do futuro Imperador Nero. Influenciou Nero nos seus primeiros anos de reinado, orientando reformas fiscais e jurídicas, contribuindo para que os escravos fossem tratados de maneira mais humana. Nos seus últimos anos de vida, escreveu seus melhores trabalhos filosóficos.

Acusado de ter participado de uma conspiração, foi obrigado a se suicidar em 65. Escreveu inúmeros trabalhos filosóficos onde, com freqüência, falava de moral e escreveu também tragédias. Seu trabalho teve grande influência na obra literária da Renascença com destaque para Shakespeare. Sua obra moralizante influenciou Calvin, Montaigne e Rousseau.

“Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a . Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres”.  sêneca