quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

LEQUE

 







Leque é um objeto de uso pessoal usado para abrandar o calor. Foi muito usado pelas elites européias, no período de 1670 a 1930, como um forte símbolo de luxo e elegância.
Vários são os autores que situam o surgimento do leque quase ao mesmo tempo do surgimento do homem, e muitos sãos os mitos e lendas que tratam de sua origem, assim como diferentes povos se dizem responsáveis pela criação desse acessório
Fabricados de diferente materiais e técnicas como o marfim, a madrepérola, o charão, a tartaruga, as madeiras perfumadas, as plumas, os tecidos e os papeis pintados em litografia aquarelada ou tempera. Com cenas de gênero galantes, mitológicas, campestres ou orientais, muitas vezes retratando momentos históricos. Dentre tantas variações temos os comemorativos, de penas, plumas, com rendas, com tecido, tipo “baralho”, “mandarim”, com papel e as ventarolas.
Desde meados do século XVIII a França foi principal fabricante de leques e adereços de luxo. Com o desgaste ocasionado pela Revolução Francesa na produção deste tipo de produto, entra no mercado, importado pela Inglaterra os leques orientais. Estes confecionado em charão, sandalo ou marfim trazem geralmente estampas de caráter bucólico e cenas de vida cotidiana .
As plumas, empregadas desde 1840 na decoração de leques com fios de marabout, inspirados nos leques mandarim. Em finais de 1860 e inicio de 1870 aparecem os primeios modelos de leques de pluma de avestruz. Desde então ganhou fama e virou sinonimo de voluptosidade e sedução, sendo muito requisitado e usado nas óperas, balies, recpções, entre outras festividades até a decade de 1930.
Posted by Picasa