quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Alimentos...

.O que são alimentos funcionais?.


 

alimentos funcionaisOs alimentos funcionais são os in natura ou processados, que são úteis tanto para saúde física ou mental, além de auxiliar na redução de riscos das doenças e nutrir o organismo.

Um exemplo comum é o ômega 3, uma espécie de gordura que está no peixe, como atum, salmão e sardinhas. Eles reduzem o risco de colesterol, problemas do coração.

A soja tem uma proteína que  reduz o colesterol. As isoflavonas (também da soja) reduzem os sintomas da menopausa e também os riscos de câncer de mama e osteoporose.

A aveia é o cereal rico em beta-D-glucana, um tipo de fibra alimentar solúvel e ajuda na redução da absorção de colesterol. A indicação é de ingerir cerca de 40g de farelo de aveia.

As hortaliças possuem várias substâncias funcionais, como as fibras, mineirais e vitaminas. Elas tem ação antioxidante, protegendo as células contra os radicais livres. São encontradas principalmente no espinafre e nos alimentos mais escuros, como milho e gema de ovo.

O tomate tem uma substância chamada licopeno, que é responsável pela cor vermelha do tomate e possui muita vitamina A. Além disso, baixam os índices de câncer de próstata.

A semente de linhaça reduz lesões nas artérias provacadas pelo acúmulo de gordura, além de auxiliar na perda de peso

Cidissima