sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Estátua da Liberdade

Situada na Ilha da Liberdade, no Porto de Nova Iorque, a Estátua da Liberdade foi oferecida como sinal de amizade internacional pelo povo de França ao povo dos Estados Unidos e é um dos mais universais símbolos da liberdade política e da democracia; o seu nome oficial é Liberty Enlightening the World (A Liberdade Iluminando o Mundo).

Inaugurada em 28 de Outubro de 1886, a Estátua da Liberdade foi classificada como Monumento Nacional em 15 de Outubro de 1924 e restaurada para a cerimónia que assinalou o seu primeiro centenário, em 4 de Julho de 1986.

As 25 janelas da coroa simbolizam jóias encontradas na terra e raios celestes brilhando sobre o mundo; os sete raios da coroa representam os sete mares e continentes do mundo; a tábua que a figura segura na mão esquerda tem a inscrição "4 de Julho de 1776".

A visita à coroa da Estátua da Liberdade pode significar uma espera de duas ou três horas na fila e requer a subida de 354 degraus (22 andares), não aconselhada a pessoas com problemas de saúde.

A plataforma de observação no topo do pedestal oferece uma vista espectacular sobre o porto de Nova Iorque e pode ser atingida subindo uma escada com 192 degraus ou de elevador.

Para os visitantes com pouco tempo, o museu no pedestal da estátua explica como o monumento foi concebido, construído e restaurado.

Atualmente, a Estátua da Liberdade está fechada ao público, mas a ilha pode ser visitada.

O único transporte para a Ilha da Liberdade são os ferries da Circle Line - Statue of Liberty Ferry, Inc.