terça-feira, 16 de março de 2010

Bonsai

viewer.png

Bonsai significa o cultivo, o trato, o cuidado de uma árvore plantada em uma bandeja.

 

· Onde teve início a prática do Bonsai ?

Embora a maioria das pessoas acredite que a prática do Bonsai tenha começado no Japão, ele, na verdade, teve origem na China.

 

· Há quanto tempo existe a arte Bonsai ?

Fala-se em mil e quinhentos, dois mil anos, mas ela é muito antiga. O Bonsai começou numa época em que os chineses acreditavam que a montanha era o ponto de encontro do homem com os deuses. Então, as pessoas procuravam Ter em casa algo que representasse a vida que havia nas montanhas. Foi aí que começou o p'en-tsai como se chama hoje em dia.

 

· Qual o benefício que a prática da arte Bonsai traz as pessoas ?

O benefício do Bonsai está no fato dele conduzir a pessoa à observação do pensamento, como também à observação do todo. Como qualquer tipo de arte bem praticada, falando basicamente sobre as artes orientais, o Bonsai leva o inDIVíduo ao auto-conhecimento, ajudando-o a entender como funciona sua mente, como ele está dirigindo seu pensamento. O pensamento só acontece no futuro ou no passado, não no momento presente. O objetivo é exatamente viver no presente.

 

· Como reconhecer um verdadeiro Bonsai ?

Primeiro tem-se que olhar a relação que existe entre o tronco e a bandeja, se é harmônico ou não. Depois, tem-se que enxergar uma árvore, e não uma mudinha colocada num vaso japonês.

 

· Para começar a fazer um Bonsai, o que fazer, como se começa?

Primeiro temos que procurar uma muda num viveiro que tenha característica de árvore, com tronco e galhos bem definidos. Em seguida, através das diferentes técnicas de poda, vai-se transformando a planta como desejar.

Cidissima