terça-feira, 10 de maio de 2011

Os tempos mudaram


Psicologia 1959 X 2011


Cenário 01 - João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.

1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando uma hora. Vem o diretor, dá-lhe uma bronca descomunal e volta tranquilo à classe.

2011: É mandado ao Departamento de Psiquiatria, diagnosticam-no como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção. O psiquiatra receita-lhe Rivotril. Transforma-se num Zumbi. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.

Cenário 02 - Luis quebra o farol de um carro no seu bairro.

1959: Seu pai tira a cinta e aplica-lhe umas sonoras bordoadas no traseiro. Não passa pela cabeça de Luis fazer outra traquinagem, cresce normalmente, vai à Universidade e se transforma num profissional de sucesso.

2011: Prendem o pai de Luis por maus tratos. É recluso por 5 anos e, por 15 anos deve abster-se de ver seu filho. Sem o guia de uma figura paterna, Luis volta-se para a droga, muda de comportamento e fica preso num presídio especial para adolescentes.

Cenário 03 - José cai enquanto corria no pátio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria, o encontra chorando e o abraça para confortá-lo.

1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.

2011: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos. Os pais ganham os dois processos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida.


Cenário 04 - Disciplina escolar

1959: Muita bagunça na classe. O professor dava uma boa "bronca" e encaminhava para a direção. Chegando em casa, o pai castigava sem piedade.

2011: Fazem bagunça na classe. O professor pede desculpas por repreendê-los e fica com a culpa por fazê-lo. O pai vai até o colégio se queixar do docente e para consolar seu filho, compra-lhe uma moto.

Cenário 05 - Horário de Verão.

1959: Chega o dia da mudança de horário de verão. Não acontece nada.

2011: Chega o dia da mudança de horário de verão. O filho sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite, nas mulheres aparecem celulites.

Cenário 06 - Fim das férias.

1959: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte trabalha-se e tudo bem.

2011: Depois de voltar da Europa, numa ótima viagem, terminam as férias e o filho sofre de síndrome do abandono, pânico e seborréia.

Pergunta-se:

QUANDO FOI QUE OS PAIS TRANSFORMAM-SE NESSE BANDO DE FROUXOS?

Cidissima