sábado, 29 de março de 2008

ANDE DE ESCADAS, O CORAÇÃO AGRADECE


"Usar as escadas é um investimento à saúde", "Seu coração agradece" e "Melhore seu estado físico, passo a passo" são algumas das mensagens promocionais dessas campanhas, que, segundo um estudo médico recente, têm dado resultados. "Para trazer benefícios à saúde é necessário subir e descer escadas todos os dias e quando for possível", aconselha Oliver J. Webb, da Universidade Kingston (Reino Unido).
Com o aumento dos casos de obesidade, os médicos afirmam que é importante fazer a maior quantidade de atividades "casuais" possível durante o dia, como, por exemplo, usar as escadas em vez de utilizar elevadores e escadas rolantes, e caminhar no lugar de usar o carro. Os especialistas coincidem em que a prática de exercícios melhora a condição física e a saúde cardiovascular, fortalece a estrutura óssea e ajuda a controlar o peso. Usar escadas é uma dessas ações cotidianas mais propícias para cumprir a recomendação de fazer atividades físicas.
Usar as escadas é uma das formas mais econômicas e naturais de se fazer exercício sem ir à academia. Mesmo que no início exija um pouco de esforço, depois de algum tempo a "ginástica casual" começa a ser prazerosa, melhorando a saúde dos ossos, do coração e do corpo em geral. Estes são alguns conselhos para realizar essa atividade, que consome o dobro das calorias de uma caminhada.
Escolha as escadas sempre que for possível, em casa, nos shoppings, no trabalho e nos lugares destinados ao lazer
Se você mora em um apartamento alto, pegue o elevador até dois andares abaixo do seu e depois suba as escadas até em casa
Quando estiver cansado, suba as escadas devagar, equilibrando bem a respiração com o esforço
Ao usar as escadas, fique em posição ereta, sem se inclinar nem deslocar o peso do corpo para frente, concentrando-se apenas no trabalho das pernas e da flexão do pé.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: